Investimentos do zero: monte uma carteira hoje

investimentos

Investir é um hábito muito importante para qualquer pessoa, seja você alguém que busca tornar sua vida financeira mais saudável com investimentos ou alguém que planeja aumentar seu patrimônio.

De qualquer forma, os investimentos são fundamentais para servir como base para uma vida financeira sólida, capaz de enfrentar os altos e baixos da economia e trazer benefícios no longo prazo.

Mas, com tantas opções, quais investimentos escolher? Estamos aqui para responder a essa pergunta e ajudá-lo a entrar nesse mundo da melhor maneira possível.

Como escolher os investimentos ideais?

Ao falar sobre investimentos, a primeira coisa que devemos ter em mente é que esse é um mundo extremamente vasto, onde não existe certo ou errado. Afinal, o investimento perfeito para uma pessoa pode ser terrível para outra, surgindo assim a necessidade de encontrar uma forma eficiente de escolher o investimento ideal.

Para isso, existem diversos caminhos que você pode seguir, mas, sem dúvida, o mais recomendado é encontrar o seu perfil de investidor. Com base no seu perfil, será possível identificar quais são as melhores aplicações para montar uma carteira de ativos em seu nome.

O que é o perfil de investidor?

Mas, o que exatamente é um perfil de investidor? Essa é uma grande questão que precisamos entender para, a partir daí, explorar os diferentes perfis.

De maneira geral, o perfil de investidor é a representação da sua personalidade, habilidade, conhecimento e objetivos no mundo dos investimentos. Existem três perfis de investidores, dos quais falaremos a seguir. Confira as opções abaixo para entender qual deles mais combina com você.

Perfil de investidor conservador

O primeiro tipo de investidor é o conservador. Nos investimentos, há uma constante luta entre segurança e rentabilidade, onde, na maioria das vezes, quanto mais seguro for o investimento, menos rentável ele será.

Dessa forma, os investidores conservadores se posicionam ao lado da segurança, preferindo investimentos mais seguros em detrimento dos mais rentáveis.

Por isso, esses investidores correm bem menos riscos, sendo o perfil ideal para quem busca benefícios no longo prazo, como, por exemplo, criar uma reserva de emergência.

Perfil de investidor moderado

Embora a segurança seja muito importante em um investimento, pode ser que você não esteja buscando um retorno tão baixo, mas também não queira abrir mão da estabilidade.

Nesse caso, você não precisa se colocar em nenhum dos extremos. Os investidores moderados são perfeitos para quem procura o equilíbrio entre segurança e rentabilidade.

É comum que investidores conservadores tenham carteiras compostas inteiramente por renda fixa, embora isso não seja uma regra. Em contrapartida, é bem mais comum que os investidores moderados utilizem tanto investimentos de renda fixa quanto de renda variável em suas carteiras.

Perfil de investidor agressivo

Por fim, temos o terceiro e último perfil de investidor, recomendado para investidores já experientes, com um bom capital para investir.

Enquanto todos os outros perfis ainda buscam certa segurança, o investidor agressivo foca quase inteiramente na rentabilidade do investimento.

Isso torna seus investimentos bem mais arriscados, porém, você também pode lucrar muito mais conforme seus ativos financeiros gerem bons resultados, mas com o ônus de perdas significativas em caso de prejuízo.

Como posso descobrir meu perfil nos investimentos?

Existem muitas maneiras de descobrir qual é o seu perfil de investidor. Uma delas é a autoavaliação, que não é tão recomendada, pois pode ser subjetiva. Nesse quesito, é ideal buscar uma análise mais apurada para obter os melhores resultados.

Para isso, tanto corretoras quanto os principais bancos possuem suas próprias ferramentas de análise, que determinam seu perfil de maneira precisa. Mas, caso tenha interesse, uma rápida pesquisa na internet também pode revelar sites que desempenham o mesmo papel, oferecendo uma segunda opinião.

Quais são os dois tipos de investimentos?

Estar ciente do seu perfil de investidor já é um grande passo, mas não é tudo. Também é necessário entender os tipos de investimentos, o que o deixará mais próximo de montar a carteira de investimentos ideal.

Existem duas categorias de investimentos que serão a base para suas aplicações conforme seus objetivos e valores disponíveis para aportes iniciais.

Investimentos de renda fixa

O primeiro tipo de investimento é o mais recomendado para iniciantes, devido à sua segurança, o que permite um aprendizado livre de risco de perdas. Assim, mesmo que você se identifique com o perfil de investidor agressivo, o ideal é começar aos poucos, utilizando a renda fixa a seu favor.

Nesse tipo de investimento, é possível prever os rendimentos das suas aplicações, tornando-o a opção mais adequada para criar reservas de emergência. Exemplos de investimentos de renda fixa incluem os fundos imobiliários, os certificados de depósito bancário e o Tesouro Direto.

Investimentos de renda variável

A renda variável é o segundo tipo de investimento, sendo o próximo passo para todo investidor que busca rendimentos mais altos, seja ele moderado, agressivo ou até mesmo conservador em alguns casos. Os investimentos de renda variável são bem mais rentáveis, mas também mais imprevisíveis.

Por isso, recomendamos este tipo de investimento apenas para investidores já experientes, que saibam interpretar corretamente os mercados para realizar as aplicações da melhor forma possível. Um dos principais exemplos de investimentos de renda variável são as ações, mas também cabe destacar as criptomoedas.

Quais são os melhores investimentos?

Finalmente chegamos ao tão aguardado momento em que, com as informações mais importantes sobre o mundo dos ativos em mente, você pode começar a montar sua carteira de investimentos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos os melhores investimentos possíveis, mesclando tanto opções de renda variável quanto de renda fixa.

Portanto, a lista a seguir atenderá tanto às expectativas de quem já investe e procura meios de obter rendimentos mais altos, quanto de pessoas que estão dando os primeiros passos.

Ações

As ações são os investimentos mais famosos do mundo, presentes em filmes, séries, livros e onde mais você puder imaginar, sendo um investimento de renda variável.

Toda essa fama se deve principalmente à sua versatilidade, existindo ações tanto para iniciantes, que podem ser adquiridas com valores bem baixos, quanto para investidores mais experientes.

Conforme você ganha experiência, não será necessário parar de investir em ações, apenas selecionar opções mais rentáveis, permitindo uma progressão bastante gradual.

As ações representam a participação de investidores em empresas; quanto mais ações você possui, mais influência terá nas decisões da empresa.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento perfeito para investidores conservadores, pois nesse caso você estará negociando diretamente com o governo.

Isso torna as aplicações no Tesouro Direto os investimentos mais seguros possíveis, já que não há preocupação em não receber seus rendimentos.

Os títulos do Tesouro Direto podem ser negociados com valores bem baixos, tornando-os indispensáveis para quem planeja montar uma carteira de aplicações, mas não tem muito dinheiro disponível no momento.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Ainda nas aplicações de renda fixa, temos o CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, um investimento muito seguro e simples de utilizar.

Nesse tipo de investimento, você negocia diretamente com o banco, e seu rendimento pode ser diário. Um dos grandes benefícios do CDB é o saque imediato.

Por isso, o CDB é tão utilizado como reserva de emergência. Em alguns casos, os valores investidos no CDB podem até mesmo servir como limite para o seu cartão de crédito.

Letras de Crédito

As letras de crédito são as melhores opções para quem não quer se preocupar com o imposto de renda, que, por mais simples que seja, está sempre presente nos demais investimentos, sendo cobrado de maneira fixa em alguns casos, ou de forma retroativa em investimentos como o CDB.

Existem dois tipos de letras de crédito: LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), onde seus aportes são voltados para o setor agrícola, e LCI (Letra de Crédito Imobiliário), onde os investimentos são direcionados para o setor imobiliário.

Debêntures

Você já ouviu falar de debêntures? Eles também podem ser uma ótima oportunidade para isenção de imposto de renda, embora isso não seja a regra. As debêntures são investimentos voltados para que empresas arrecadem fundos para quitar dívidas.

Essas debêntures podem ser comuns, com cobrança de imposto de renda, ou incentivadas, onde os investidores estão livres dessa cobrança.

Enquanto os investimentos em títulos do Tesouro são voltados para a dívida pública, investir em debêntures significa investir em títulos da dívida no setor privado.

Fundos Imobiliários como investimentos

Uma maneira de investir no setor imobiliário sem recorrer às letras de crédito é realizar aplicações em fundos imobiliários, um investimento de renda fixa. Você pode investir nesses fundos com menos de R$100, combinando perfeitamente rentabilidade e segurança.

É possível investir em fundos imobiliários por meio de corretoras, ou diretamente nas plataformas de investimentos de bancos convencionais e digitais.

Isso faz dos fundos imobiliários uma das opções mais utilizadas por investidores que buscam uma boa rentabilidade, sem precisar recorrer a corretoras especializadas.

Investimentos de fundos de Índices

Fundos de índices, ou ETFs (Exchange Traded Funds), são um tipo de investimento que simula índices de mercado como o IBOVESPA, entre outros.

Os ETFs são uma excelente opção para quem deseja explorar mais o mercado financeiro, sem abrir mão de segurança e rentabilidade.

Esses investimentos fazem parte da renda fixa, então, se você é um investidor conservador ou moderado, poderá se dar muito bem com as ETFs.

Investimentos em criptomoedas

As criptomoedas se tornaram cada vez mais comuns e populares recentemente, especialmente com a facilidade de negociação e uso. Sem dúvida, a criptomoeda mais famosa é o Bitcoin, mas está longe de ser a única, sendo este um universo bastante amplo.

Entretanto, há algo que você deve levar em consideração: as criptomoedas fazem parte da renda variável, sendo uma das opções mais instáveis.

Portanto, recomenda-se que você comece a investir em criptomoedas apenas após adquirir uma certa experiência tanto com ativos financeiros quanto com tecnologia.

Não deixe os investimentos para amanhã!

Investir é algo que você não deve negligenciar, pois pode ser a chave para a transformação que sua vida financeira tanto precisa.

Para isso, você pode contar com corretoras, bancos, materiais de ensino e, agora, também com este artigo, onde mostramos quais são os melhores investimentos.

Ao investir, é importante definir metas de longo, médio e curto prazo, e o mais interessante é que você pode se sentir completamente livre para investir no seu próprio ritmo.

Escrito por: