As redes sociais são ótimos meios de passar o tempo, isso não nego, mas temos que admitir que elas também podem se tornar um problema enorme.
Ao perder a mão no uso de redes sociais, você pode deixar de lado coisas importantes da sua rotina, como o sono adequado, para passar mais tempo conectado.
É bem fácil imaginar como isso poderia virar uma verdadeira bola de neve, acarretando diversos problemas que todos concordamos que é melhor evitar.
Porém, muitas vezes, diminuir o tempo gasto nas redes sociais parece uma tarefa impossível, pois temos que lembrar que elas foram feitas para prender nossa atenção.
Contudo, difícil não significa impossível, e agora você pode contar com nossa ajuda para reduzir o seu uso das redes sociais definitivamente.
Principais malefícios de gastar muito tempo nas redes sociais
Talvez você ainda não esteja convencido a respeito do quanto utilizar as redes sociais por muito tempo pode te gerar problemas em diversas áreas da sua vida.
Por isso, separamos cinco dos principais malefícios aos quais sua saúde estará exposta durante usos muito prolongados das redes sociais.
Porém, antes de te mostrar quais são os principais malefícios à sua saúde, é importante deixar claro que não estamos propondo que você deixe necessariamente de utilizar as redes sociais.
Utilizando as redes sociais moderadamente, você já alcançará o objetivo de cuidar da sua saúde.
Autoestima
Pesquisas apontam que o uso intenso das redes sociais pode gerar sérios problemas à sua saúde mental, principalmente com relação à sua autoestima.
Com tantas vidas, lugares e corpos perfeitos aparecendo na sua telinha, é fácil acabar se comparando, sem perceber que, na internet, vemos apenas o que os outros querem que vejamos.
Desse modo, você cria uma visão irrealista a respeito da vida como um todo e de si mesmo, prejudicando seriamente a forma como interpreta as coisas.
De uma hora para outra, sua vida, trabalho e relacionamentos parecem menos, um problema gerado pelas comparações nas redes sociais.
Por isso, para preservar sua saúde mental, é importante que você evite utilizar as redes sociais por mais tempo do que o recomendado por especialistas.
Problemas de sono
Você tem dormido bem? Infelizmente, pouquíssimas pessoas conseguem as 8 horas de sono recomendadas por médicos, o que pode ser compensado.
A principal compensação para quem dorme menos de 8 horas é ter um sono de qualidade, procurando dormir tantas horas quanto possível.
Isso é algo que pode ser dificultado caso você utilize as redes sociais várias vezes demais, principalmente durante a noite, já deitado na cama para dormir.
Sem dúvidas, isso é uma das coisas mais comuns do mundo: você deita para dormir e decide se inteirar a respeito do que está sendo publicado nas suas redes sociais favoritas.
Apesar de parecer algo bobo e inocente, isso dificulta que você pegue no sono, além de fazer com que você gaste mais tempo do que deveria acordado.
Procrastinação
Você já pegou o celular para ver a hora e percebeu que gastou horas no Instagram, sem nem mesmo ter verificado o horário? Todos já passamos por isso.
A pior parte é que isso só costuma acontecer em momentos em que você tem algo sério para fazer e não pode perder tempo com “bobagens“.
Acho que todos estamos de acordo com o fato de que utilizar as redes demais em momentos inadequados pode comprometer sua produtividade.
Principalmente se você trabalha em casa ou estuda com o seu celular por perto, é fácil acessar as redes sociais e perder horas sem nem mesmo notar.
Dores oculares
Dores de cabeça, olhos coçando ou visão embaçada. Existem diversos efeitos que ficar vidrado na tela do celular pode causar, especialmente durante a noite.
A luminosidade da tela é capaz de prejudicar sua visão de maneiras que podem ser irreversíveis, a menos que você recorra a cirurgias oculares.
Para evitar esse problema, recomendamos três coisas, duas delas completamente gratuitas. A primeira é que você diminua o brilho da tela do seu celular.
Isso, por si só, já reduz bastante as dores oculares, mas é vital que você aumente a distância dos seus olhos em relação à tela, além de comprar um óculos que bloqueie a luz azul das telas.
Problemas musculoesqueléticos
Sabe quando você levanta após um dia inteiro nas redes e sente uma dor imensa nas costas? Essa é apenas uma das dores musculoesqueléticas às quais você está exposto com o uso prolongado de redes sociais.
Repare na sua postura enquanto utiliza o celular ou o computador e perceberá como sua coluna sofre. Porém, essa está longe de ser a única área afetada.
Isso é potencializado caso você não possua um local adequado para sentar enquanto acessa as redes no computador. Por isso, invista em uma cadeira de qualidade.
10 estratégias para perder menos tempo nas redes sociais
Se você utiliza as redes por mais tempo do que deveria e deseja mudar isso, existem muitos caminhos a seguir para resolver esse problema.
As dez dicas que te daremos abaixo serão de grande ajuda, caso você já tenha desistido de tentar de maneira radical e acabado voltando novamente a utilizar demais as redes pouco tempo depois.
Mas, antes disso, cabe destacar que talvez nem todas as dicas sejam úteis para você. Então, vale a pena analisar sua situação e suas possibilidades antes de iniciar as mudanças.
Modifique as cores do seu celular
As cores dos aplicativos são escolhidas para serem chamativas, de modo que você fique preso tanto tempo quanto possível rolando a sua “for you”.
Uma mudança simples pode reduzir consideravelmente o seu interesse nas redes sociais: basta modificar as cores dos aplicativos do seu celular.
Nas configurações, é possível deixar todos os ícones do seu telefone em preto e branco, livrando-se das cores vibrantes que tanto prendem sua atenção.
Desative as notificações
As notificações também são bastante traiçoeiras para quem está tentando diminuir o uso das redes sociais. Portanto, é importante desativá-las.
Você tem três formas de desativar as notificações, funcionando de maneiras diferentes e sendo recomendadas para diferentes pessoas.
- Desativar todas as notificações do dispositivo.
- Desativar apenas as notificações das redes sociais.
- Baixar um aplicativo que torne as notificações do seu celular silenciosas.
Outras estratégias
- Coloque senhas de acesso nesses aplicativos – Dificulta o acesso e reduz o tempo de uso.
- Evite deixar os aplicativos na área de trabalho do celular – Torna o acesso menos automático.
- Limite o tempo de acesso pelas configurações dos aplicativos – Define um tempo máximo de uso.
- Utilize aplicativos de gerenciamento de rotina – Organiza sua rotina e evita o uso excessivo.
- Distraia sua mente com coisas mais produtivas – Substitua o uso das redes por hobbies produtivos.
- Tenha dias livres de redes sociais – Experimente finais de semana sem redes sociais.
- Mude os conteúdos consumidos online – Priorize conteúdos mais úteis e produtivos.
- Estabeleça horários livres de celulares – Especialmente antes de dormir e durante refeições.
Conclusão sobre as redes sociais
Utilizar menos as redes não é fácil, afinal, isso significa lutar contra algo que foi programado para prender sua atenção.
Mas isso não é nada que você não consiga fazer caso dê a devida atenção às dicas mencionadas ao longo deste artigo, montando um bom planejamento.
As redes sociais são ótimas formas de interagir com pessoas e até mesmo aprender coisas úteis, porém, podem se tornar um problema conforme nosso modo de uso.
Por isso, não subestime o poder das redes sociais, tanto para trazer benefícios quanto para causar malefícios à sua saúde física e mental.