Tarifas bancárias altas demais? Temos dicas para você

As tarifas bancárias são o terror de qualquer pessoa que tenha aberto uma conta bancária e precise utilizar seus serviços frequentemente.

De certo modo, é impossível fugir completamente dessas tarifas bancárias; entretanto, isso não significa que você precisa gastar valores tão absurdamente altos.

Com algumas dicas, é possível que você evite gastar demais com essas tarifas, sendo, em muitos casos, coisas que estavam bem na sua cara, mas você não havia notado.

O que são as tarifas bancárias?

Apesar de utilizar sua conta bancária com uma certa frequência, pode ser que você não esteja devidamente ciente do que são as tarifas bancárias.

Principalmente se, ao abrir sua conta, você pulou tudo que envolvia a leitura dos termos e condições, especialmente naquela parte das taxas e tarifas.

Uma tarifa bancária é basicamente uma taxa cobrada para que você consiga desfrutar de alguns serviços bancários, como transferências convencionais.

Também pode ser necessário pagar alguma taxa em caso de saques, pagamentos no exterior ou no pedido de crédito. Tudo dependerá do serviço e do banco.

Algumas dicas para gastar menos com tarifas bancárias

Uma vez ciente do que é uma tarifa bancária, você pode começar a conferir quais são as dicas para se esquivar de boa parte dessas tão temidas tarifas.

De antemão, é importante deixar claro que a única forma de não pagar nenhuma tarifa é não utilizando certos serviços, como TED ou DOCs.

Por isso, se apenas diminuir os gastos com essas tarifas não for o suficiente, então recomendamos que você procure substitutos para alguns serviços.

Mas não sem antes experimentar as dicas que daremos a seguir. Elas podem ser o suficiente para equilibrar seus gastos com as tarifas em questão.

Estude sobre o serviço que está contratando

Foi dito anteriormente que alguns dos serviços bancários possuem cobranças de tarifas. Então, é importante que você estude sobre os serviços do seu banco.

Não só cada banco possui um conjunto diferente de serviços, como nem sempre as taxas são as mesmas, sendo impossível gastar menos sem saber previamente quanto é gasto normalmente.

Caso o seu banco possua taxas variáveis, é recomendado que você entre em contato com o banco para ter uma noção maior do quanto será cobrado no seu caso.

Deixe sempre algum valor na sua conta para evitar tarifas bancárias

Nas tarifas que são variáveis, existem algumas coisas que podem ser utilizadas para que você sempre tenha as cobranças mais em conta no banco.

Uma dessas práticas é utilizar frequentemente a sua conta, principalmente mantendo alguma quantia na conta bancária. Quanto mais dinheiro, melhor.

Esse valor não precisa estar na conta-corrente; ele pode estar em algum investimento, como as opções da renda fixa, seja ele o Tesouro Direto, Selic, CDB ou qualquer outro.

Realize os saques organizadamente

Ao realizar saques de maneira desordenada, você acabará precisando pagar tarifas de saque, que podem variar conforme o local de saque e a frequência.

Por isso, explore as melhores datas e a quantidade correta de saques. Alguns bancos possuem um limite de três saques mensais completamente livres de tarifas.

Já outros bancos não possuem saques gratuitos, cobrando tarifas desde o primeiro saque. Neste caso, você deve se organizar para sacar dinheiro poucas vezes.

O lado bom é que essas taxas são fixas. Então, você pode sacar muito ou pouco dinheiro e, ainda assim, a tarifa bancária será exatamente a mesma.

Utilize o envio de contas apenas virtualmente

Para que o boleto bancário, extrato ou qualquer coisa similar chegue fisicamente em sua casa, algumas tarifas são aplicadas à sua fatura mensal.

Mas sejamos sinceros: você não precisa mesmo desse serviço. Afinal, é possível imprimir por um valor bem mais barato essas determinadas contas.

Então, priorize o envio online, o que costuma ocorrer por meio do e-mail cadastrado no banco, SMS, WhatsApp ou pelo próprio aplicativo do banco.

Dependendo de quantos serviços bancários você estiver utilizando, o número de contas chegando pode significar um alto número de tarifas bancárias cobradas.

Verifique sua conta mensalmente

Você costuma verificar seu extrato bancário antes de pagar as contas mensais? Caso não faça isso, esta é a hora para começar a desenvolver o hábito.

Estando sempre de olho na sua conta bancária, você será capaz de pedir o reembolso de taxas e tarifas cobradas indevidamente pelo banco, algo que, em alguns casos, pode pesar muito no orçamento.

Essa também é uma excelente maneira de verificar se você não está gastando mais dinheiro do que deveria, seja com pagamentos à vista ou com gastos no cartão de crédito.

De certa maneira, você conseguirá matar dois coelhos com uma cajadada só, economizando não só no pagamento das tarifas bancárias, mas também evitando gastar mais do que poderia pagar confortavelmente.

Oportunidade para abertura de contas para universitários

Se você é universitário, então tem a oportunidade de gastar menos com taxas e tarifas. Para isso, basta abrir uma conta para universitários.

Essas contas também possuem algumas vantagens, dependendo do banco, como cartões de crédito especiais, financiamentos e muito mais.

Cabe destacar os empréstimos estudantis, que muitas vezes são úteis para que você consiga custear o curso de uma maneira mais confortável.

Entre em contato com o banco para conhecer mais profundamente quais são os benefícios de abrir uma conta bancária para universitários.

Se for pagar, utilize o pagamento à vista para não precisar pagar as tarifas

Por fim, o cartão de crédito é repleto de serviços onde você precisará pagar algum tipo de tarifa. Por isso, o ideal é evitar esse tipo de pagamento.

Comprando mais com o crédito ou utilizando pagamentos com cartões de débito, você economiza bem mais de várias formas diferentes.

Principalmente exercitando a compra consciente, onde você evita passar do ponto por conta do limite de crédito, que pode atuar como um vilão.

Caso seu cartão de crédito não possua tarifas abusivas ou seja praticamente livre desse tipo de cobrança, essa dica se torna um pouco dispensável, pelo menos para se esquivar das tarifas bancárias.

Conclusão: Tem sempre um jeitinho, não é?

Não ceda às tarifas e dê seu jeitinho de economizar! Aqui te mostramos dicas incríveis e você não pode perder, não é?

Escrito por: